BMW a hidrogénio no início da próxima década
Ainda agora se está a começar a aventurar no capítulo da electrificação e já a BMW está a projectar a nova "aventura" da era do hidrogénio. Num colóquio realizado em Aachen, dedicado à tecnologia dos motores dos automóveis, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da marca de Munique, Klaus Frohlich, revelou que a BMW pretende lançar no mercado um modelo a hidrogénio – vulgarmente designados por "fuel cell" – logo no início da próxima década.
"A BMW entrará no mercado dos ‘fuel cell’ no início da próxima década, começando com produções muito reduzidas", disse Frohlich. "Porque, até 2025, os custos continuarão a ser bastante elevados e a infraestrutura de abastecimento de hidrogénio relativamente escassa para permitir uma massificação do mercado. Quando as condições essenciais estiverem reunidas, a BMW também terá produtos que sejam atraentes para os seus clientes".
Um carro a hidrogénio é, basicamente, um automóvel eléctrico que consegue produzir ele próprio a electricidade de que o motor necessita. Consegue-o através de processo químico inverso ao da electrólise da água – a divisão da molécula da água em átomos de hidrogénio e oxigénio –, combinando o hidrogénio que está num depósito com o oxigénio "recolhido" do ar para, numa reacção numa membrana especial, gerar energia eléctrica e vapor de água que é o único gás que sai do escape. Baixar o custo dessa membrana, que utiliza elementos muito caros como a platina (cuja quantidade tem vindo a ser drasticamente reduzida) é um dos grandes desafios.
Refira-se que a Toyota já tem à venda uma berlina familiar a hidrogénio, o Mirai, que no entanto, tem um preço bastante elevado. Estamos a falar de um carro do tamanho de um Avensis e que, na Alemanha, é vendido por 66.000 € antes de impostos…